sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sem negociação, GM fechara Saab .


Venda da fabricante sueca para a Spiker não foi concretizada.


A General Motors anunciou nesta sexta-feira (18) que fechará sua subsidiária sueca Saab com o fim das negociações envolvendo a Spyker, fabricante holandesa de esportivos. O motivo alegado pela companhia é que “o processo não seria concluído rápido o suficiente”.

Em um comunicado, o responsável pela GM Europa, Nick Reilly, declarou que a empresa “lamenta que a transação não possa ser efetivada com a Spyker e que a GM trabalhará de forma ordenada e responsável para encerrar os negócios da Saab”.

Segundo a GM, conforme as negociações com a Spyker prosseguiam, “certos problemas foram levantados que os dois lados acreditavam que não seriam resolvidos”. Apesar disso, a GM não revela quais “problemas” seriam esses. Pelo que se sabe, a Spiker não estava com uma saúde financeira tão em ordem, sendo que registrou perda de 8,7 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, quando produziu apenas 21 carros.
Apesar da decisão da GM, o acordo com a chinesa BAIC anunciado na segunda-feira (14) para compra de direitos de produção e tecnologia da Saab continua válido. Reilly acrescentou que o fechamento da Saab não se encaixa nem como concordata, nem como um processo de liquidação forçada. “Consequentemente nós esperamos que a Saab honre seus débitos incluindo o pagamento de fornecedores”. A marca informou em nota que continuará a oferecer os serviços de peças de reposição e atendimento mecânico além de cumprir o período de garantia oferecido para seus clientes. Além da Saab, a Pontiac e a Saturn também foram fechadas no processo de reestruturação do Grupo GM. (fonte carronline).

Nenhum comentário: